sábado, 3 de março de 2012

Existe fórmula para chegar aos trending topics?



Os trending topics do Twitter contam com assuntos variados, desde movimentos de fãs do Restart, passando por cobertura de reality shows, até assuntos políticos e notícias de sustentabilidade. Com toda essa mistura de temas na rede, como saber se a sua notícia vai fazer sucesso no microblog? Os cientistas do HP Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da empresa, criaram uma técnica capaz de prever, com até 84% de precisão, a popularidade no Twitter de uma matéria jornalística antes mesmo de ser publicada, avaliando chances de retweet.


 


O estudo “A força das notícias na mídia social: previsão de popularidade” é baseado em dados de mais de 40 mil notícias publicadas ao longo de nove dias em agosto de 2011. Estudos anteriores da HP Labs mostraram que é possível prever o fluxo e refluxo dostrending topics do Twitter e, nesta nova pesquisa, a equipe se propôs a levar essa capacidade de previsão para outro patamar. Primeiro, queriam reforçar a teoria de que a fonte da notícia é fator determinante na popularidade de uma matéria, mas também buscavam entender questões fundamentais sobre como os usuários são influenciados a agir, retuitando uma notícia.


Os pesquisadores levaram em consideração quatro fatores para determinar a popularidade de uma matéria:
A fonte da notícia – quem cria e publica
A categoria da notícias (por exemplo, negócios, saúde, tecnologia ou esporte)
Se a linguagem do texto foi emocional ou objetiva
Se celebridades, marcas famosas ou outras instituições notáveis ​​são mencionadas


A partir daí, a equipe atribuiu a cada notícia uma pontuação para todos os quatro fatores, criando, assim, uma nota final. Finalmente, uma previsão para o número de tweets que a notícia pode receber é calculada utilizando modelos estatísticos.


No final, o estudo confirma a sabedoria editorial comum: histórias de fontes críveis, que mencionam celebridades e pertencem às categorias mais populares de notícias são mais propensas a gerar comentários no Twitter. A diferença, claro, é que o software da HP automatiza esse processo com precisão.


Mas também tivemos uma surpresa: a análise mostrou que o tom da notícia, emocial ou objetivo, influenciou muito menos sobre a sua distribuição no Twitter, sugerindo que manchetes sensacionalistas não são capazes de gerar maior propagação que relatos simples.


Fonte:Coletivo Mídia Boom

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