terça-feira, 29 de novembro de 2011

Artigo da Semana - Redes Sociais: Publicidade ou Relacionamento?

Que o Facebook, Twitter e o quase esquecido Orkut, geram milhões e milhões de acessos não é nenhuma novidade. Que eles são a bola da vez também não é nenhuma novidade. Agora pergunto a vocês para que servem as redes sociais?

Sabemos que as redes sociais em sua grande maioria são freqüentadas pelo público jovem (que é exatamente o nosso público alvo) ai eu me pergunto mas o porque até o presente momento não se existe um modelo de publicidade realmente eficiente?

Devemos enxergar nesse momento as redes sociais como um canal de relacionamento e não como um canal de publicidade on-line. Vejo as redes sociais como um canal para fortalecermos as nossas marcas e de termos um bom relacionamento com os nossos “consumidores”.

Os nossos “consumidores” nos seguem até nossos canais nas redes sociais de forma espontânea, com o principal intuito mostrar aos demais sua “paixão” pela marca, ou de ficar atento sobre as novidades (dependendo do segmento de promoções). Repare quantos membros existem na comunidade eu faço faculdade X , eu sou ex aluno da faculdade Y, eu tenho carro Z. Como será que eles foram parar nessas comunidades vocês já pararam para pensar?

As redes sociais estão totalmente ligadas ao lado afetivo, que as pessoas tem pelas nossas marcas e isso é uma coisa que nas redes sociais nos não podemos influenciar através de propaganda. É exatamente para esses consumidores que falam bem das nossas marcas que colhemos os frutos de amanhã, mas é com elas também que ao ver um erro podemos ir a baixo.

É por isso que digo que as redes sociais não são uma enorme bolha de soluções publicitárias e sim de relacionamento, onde as pessoas nos procuram espontaneamente para obter informações sobre nossos produtos e serviços. E que quando não estão satisfeitos é o primeiro lugar que procuram, para manifestar suas insatisfações.

Desse jeito vimos que não ficou fácil agora, e devemos tratar os clientes com uma atenção maior, pois não estamos frente à frente com ele para que possamos expressar o que sentimos, a cada interpretação errada, pode vir a criar muita confusão e vir a perder o cliente.

Então vamos veja que a fidelidade do cliente a sua marca vem não somente dele gostar do seu produto, mas sim a forma que ele foi tratado, e com isso as redes sociais estão se tornando os maiores campos de SAC. Mas fique tranquilo pois se estiver fazendo a coisa certa, o cliente irá voltar, citar e indicar a sua marca.



Por: Bruno Alves
twitter.com/BrunoAlves_s

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